Vinho e chocolate, parceiros no emagrecimento?

Ao iniciar uma dieta para emagrecer, o primeiro passo da maioria das pessoas é cortar alguns pequenos prazeres do cardápio. Isso pode estar errado, diz um cientista!

O cientista é o professor Dr. Tim Spector, do King's College London, uma tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido, fundada em 1829, e considerada uma das mais prestigiadas e importantes, do mundo!

Tim Spector já assinou mais de 800 artigos acadêmicos, estando entre os cientistas mais publicados de todo o mundo, segundo a Reuters. Ele é autor, também, do livro The Diet Myth: The Real Science Behind What We Eat (cuja tradução literal seria O mito da dieta: A ciência real por trás do que nós comemos), publicado em 2015.

Na opinião de Tim Spector, não se deve cortar pequenos prazeres alimentares da dieta, pois eles seriam responsáveis por cultivar as bactérias boas do nosso intestino, e dessa forma, nos ajudariam a emagrecer.

Mas ele não está se referindo a alimentos gordurosos e açucarados da chamada junk food, ricos em calorias e de baixa qualidade nutritiva. Ele acredita que esse tipo de alimentação, ao alterar a comunidade de bactérias intestinais da população, é responsável por grande parte da epidemia de obesidade que vemos.

Os hábitos alimentares de baixos nutrientes e excesso de calorias, proveniente de alimentos muito processados, empobrece a nossa flora intestinal. A diversidade bacteriana intestinal do ser humano está diminuindo em função disso. Comer junk food mata as bactérias que nos protegem contra problemas de saúde como obesidade, diabetes, câncer, doenças cardíacas e doenças inflamatórias intestinais. Além disso, favorece as bactérias potencialmente tóxicas ao organismo.

O próprio filho de Tim Spector, um jovem de 23 anos, participou de uma pesquisa alimentando-se apenas de sanduíches de uma rede de fast food por 10 dias. Das cerca de 4.000 espécies de bactérias esperadas no nosso intestino, 1.400 haviam morrido nesse período.

Em contrapartida, segundo Tim Spector, alimentos como o vinho e chocolate com alto teor de cacau são bons para cultivar bactérias intestinais saudáveis. E, por isso, devem fazer parte dos hábitos alimentares, inclusive, de quem pretende emagrecer.

Em um estudo realizado por Tim Spector, com 2.000 gêmeos, ele descobriu que o gêmeo com maior índice de flavonoides no sangue, vindos do vinho ou do chocolate, tinha menor peso, além de melhor saúde arterial e menor risco de diabetes, que seu outro irmão.

Para Tim Spector, mais importante do que contar calorias, é promover a reprodução e o crescimento das bactérias saudáveis do nosso intestino, quando o assunto é perder peso, manter-se magro e saudável. Isso porque essas bactérias não são responsáveis apenas por uma boa digestão, mas elas controlam a absorção de calorias e garantem enzimas vitais e vitaminas no organismo.

Quanto mais diversificada for a dieta, mais diversidade de bactérias saudáveis haverá na flora intestinal da pessoa. Essa seria a explicação para que as dietas da moda, que restringem alguns grupos alimentares, não sejam eficazes no longo prazo. Elas fazem exatamente o contrário do que defende Tim Spector, diminuindo a diversidade da alimentação, e consequentemente, da flora intestinal.

Resumo da ópera, segundo Tim Spector? Para emagrecer, nada de cortar, radicalmente, vinho, chocolate com alto teor de cacau, queijos não pasteurizados, café, azeitonas, nozes... Em compensação, evite alimentos processados, e principalmente, dos fast foods.

Da nossa parte, torcemos para que ele tenha razão!

E se quiser ler outros artigos sobre o vinho e a saúde, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em