Côtes du Roussillon

No sul da França, Roussillon é a região mais ensolarada de todo o país. E também um lugar de vinhos memoráveis, onde a história do cultivo da uva e da produção do vinho remonta a milhares de anos. 

Roussillon parece um anfiteatro, virado para o Mediterrâneo, e delimitado por cadeias de montanhas. Com baixos níveis de pluviosidade, e excelente qualidade do ar (em função dos muitos ventos, que inclusive mantêm as plantas e uvas protegidas contra doenças).

A denominação Côtes du Roussillon abrange 118 cidades nos Pirineus Orientais, departamento que pertence à região francesa de Languedoc-Roussillon, na fronteira com a Espanha.

As uvas tradicionalmente utilizadas são as variedades Grenache, Carignan, Lladoner Pelut, Cinsault, Macabeu, Roussillon Malvoisie, complementadas com variedades mais recentemente incorporadas na região, como Syrah, Mourvèdre, Roussanne, Marsanne e Vermentino.

Os vinhos Côtes du Roussillon são 40% tintos, 56% rosés e 4% brancos. Podem ser leves e fáceis de beber, ou então encorpados e aptos a envelhecer.

Mas os vinhos rotulados com a expressão Côtes du Roussillon, podem, também, ser Côtes du Roussillon Villages. Essa é uma denominação reservada para apenas 32 cidades do norte do departamento, com vinhos exclusivamente tintos, e envelhecimento em madeira. Quatro aldeias podem, ainda, incluir seus nomes nos rótulos, conforme a legislação local, que reconhece a distinção destes terroirs:

 Côtes du Roussillon Villages Caramany

 Côtes du Roussillon Villages Latour de France

 Côtes du Roussillon Villages Lesquerde

 Côtes du Roussillon Villages Tautavel

Já as aldeias de Aspres e Albères, mesmo não se enquadrando entre as cidades listadas como “Villages”, também representam uma apelação específica de Roussillon, denominada Côtes du Roussillon Les Aspres, com vinhos também exclusivamente tintos, muito estruturados e envelhecidos minimamente por 12 meses.

Para degustar um vinho de Côtes du Roussillon, sirva-o entre 8 e 12°C se for branco ou rosé, e entre 13 e 15°C, se for tinto. Dessa maneira, você estará potencializando o que ele tem a oferecer em termos de aromas e sabores.

E, que tal continuar seu passeio pela região, conhecendo Banyuls, uma denominação de origem famosa por seus vinhos “doux naturels”, ou doces naturais? Para ler, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em