Tradição harmoniza com tecnologia?

Engana-se quem pensou em vinícolas altamente industrializadas, e deduziu que estávamos falando no Novo Mundo, menos afeito a tradições e costumes.

Essa notícia vem da Borgonha. Lugar de tradição, de pequenos produtores, com fama de serem aqueles que colocam a mão na massa. E na uva.

Sabe-se que as condições de temperatura e umidade são essenciais para a preservação do vinho.

Um enólogo da Borgonha, ciente de que a qualidade de seus vinhos não depende somente das condições de cultivo e produção, que estão sob seu rígido controle, mas depende também das condições de transporte e armazenamento do vinho, apresentou uma inovação tecnológica, no mínimo, interessante.

Suas caixas e paletes são equipadas com sensores de primeira geração, capazes de medir a temperatura dos vinhos a cada 4 horas, durante 15 anos, sem sequer ser necessário abrir a caixa.

Essas informações podem ler lidas por um smartphone, e são também transmitidas à vinícola, que consegue, dessa maneira, ter um rígido acompanhamento das condições de transporte de seus fornecedores, por exemplo, garantindo que não haverá deterioração do vinho.

E dessa maneira, o produtor assegura que o vinho, produzido com a mais alta qualidade, chega até os consumidores sendo transportado e armazenado em condições ideais. 

E os dados de temperatura e umidade obtidos pelo sensor são transformados em gráficos que podem ser acessados, via smartphone, por toda a cadeia: importadores, distribuidores, e até consumidores finais.

Tradição, portanto, harmoniza sim com tecnologia. E também, com transparência!

E, se você gostou do assunto tecnologia no mundo do vinho, leia mais, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.