Seyval Blanc

A primeira informação importante a respeito dessa uva é que ela é uma uva híbrida. Vamos entender o que é isso...

Quando cruzamos variedades de uva da mesma espécie, como por exemplo, Pinot Noir e Hermitage, que são da espécie Vitis vinifera, temos um cruzamento no verdadeiro sentido da palavra. No caso, a Pinotage. Mas, quando cruzamos uvas de espécies diferentes, por exemplo uma variedade da espécie Vitis vinifera com uma variedade da Vitis labrusca, o resultado é uma uva híbrida.

Enquanto um cruzamento pode ocorrer de maneira acidental, no próprio vinhedo, a maioria das uvas híbridas é criada propositalmente, pelo homem. A Seyval Blanc, no caso, foi criada em 1921, na França, por Bertille Seyve e seu genro Victor Villard. Era conhecida, inicialmente, pelo nome Seyve-Villard.

Pois bem. Mas, apesar de ser uma uva originalmente francesa, a legislação da União Europeia não permite a produção ou importação de vinhos de qualidade com uvas que não sejam da espécie Vitis vinifera. Contudo, precipita-se quem pensa que Seyval Blanc não serve para a produção de bons vinhos. É o que acontece, fora da União Europeia...

Muito resistente ao frio, a Seyval Blanc é cultivada em locais como o Canadá, como o estado americano de Nova York, e como a Inglaterra, onde é, aliás, a uva mais plantada para a produção de vinho, e utilizada em cortes de vinhos espumantes. Ah, é cultivada também na Suíça, e até no Brasil.

A Seyval Blanc é uma variedade de grandes cachos, e bagos pequenos e de pele verde. Com rendimento muito alto que necessita de poda para ser contido, é uma variedade que brota cedo e seu amadurecimento acontece bem no início da estação.

As características mais marcantes do vinho produzido com essa uva são a acidez picante, o aroma e sabor cítrico muito associado à toranja e à maçã verde, além de uma notável mineralidade.

O processo de amadurecimento em carvalho é bastante utilizado na produção desses vinhos, assim como a fermentação malolática.

Para degustar um vinho elaborado com a Seyval Blanc, procure harmonizá-lo com peixes mais ricos como salmão, ou com quiches de queijo, por exemplo. A acidez do vinho combina perfeitamente com o teor de gordura desses alimentos.

Abra seus horizontes. Conheça novas uvas e novos vinhos. Conheça Seyval Blanc!

E, se quiser ler mais sobre outras variedades e seus vinhos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em